7 de abr. de 2011

Histórico do Colegio

     

             SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 
               www.educacao.escolas.ba.gov.br/
                www.educacao.servidores.ba.gov.br/
        
           DÉCADA DE 1960 
O golpe militar de 1964 atingiu de forma marcante o colégio, pois direto ou indiretamente, alunos, professores, pais, funcionários e comunidade foram atingidos através de amigos, parentes ou conhecidos que foram presos, exilados... Etc.
   Em 1965, irmâ Celestina assumiu a Direção do colégio na tentativa de voltar a ser modelo na atuação e inovação das décadas passadas, para o interior do colégio artista plásticos, diretores de teatro e escritores.
  Nesse tempo a arte convivia harmoniosamente com todas as outras atividades do colégio.
Infelizmente em 1968, não conseguindo mais manter o nível do aprendizado, as freiras resolveram vender o então Colégio Santa Bernadete ao Governo do Estado da Bahia, que passou a chamar-se Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, cujo governador em exercício era Luiz Viana Filho, o Secretário da Educação, Edvaldo Boaventura.

             ·  DÉCADA DE 70/80/90
  O colégio agora sob os cuidados do governo do estado manteve-se como exemplo na educação da Bahia, oferecendo vários cursos profissionalizantes inclusive o Magistério, considerado como um dos melhores do nosso estado.
   A gruta com a imagem de Santa Bernadete foi mantida, mas a sua conservação ficou comprometida pelo passar dos anos.
                                    
                 ·   DÉCADA DE 2000

   Modificações profundas aconteceram neste período. O tempo implacável, deixou as suas marcas no espaço físico do colégio inclusive na gruta.
  A professora Alaíde Soares da Silva, incomodada pelo estado em que se encontrava a gruta e a imagem de Santa Bernadete, moveu uma campanha de restauração da gruta envolvendo algumas pessoas com o apoio da direção do colégio na Gestão da Professora Maria Augusta Marques. Mesmo com todas as dificuldades encontradas , a professora Alaíde não desistiu, ao mesmo tempo em que aguardava a sua aposentadoria que se arrastou por todo o ano de 2005, ela persistiu no seu sonho e no seu propósito de restauração da gruta, com toda a dedicação,abnegação e luta.
   E hoje, vocês são testemunhas do resultado da luta dessa professora.
  Vale ressaltar que após todas as dificuldades encontradas no deferimento da sua aposentadoria, ela saiu praticamente da gruta e da imagem de Santa Bernadete totalmente restaurada, o que nos faz meditar dobre este fato.
Será que tudo isso foi uma mera coincidência?!...







17 comentários:

muito bom gostei bastante continuem assim a vcs de informatica alunos ecexelentes!!!!!!!!!

EU GOSTARIA E MUITO DE REVER UMA AMIGA QUE NAO VEJO HÁ MAIS DE 18 ANOS, SEI QUE ELA FEZ MAGISTÉRIO ENTRE OS ANOS 1989 A 1993, COM CERTEZA ELA DEVE TER SE FORMADO EM 1992. SÓ ME LEMBRO DO PRIMEIRO NOME. CRISTIANE - O ENGRAÇADO QUE ELA TINHA UMA COLEGA POR NOME MARIA FELICIDADE.
GRATO A TODOS

O MEU NOME É IZIDRO EDUARDO ,ESTOU NO FACE

Gostaria de rever alguns ex colegas da turma de adm dos anos de 87 a 89. Lembro alguns nomes: Mirtes, Olivio, Marcio, Fernando, Maria Domingas, Maria Aparecida, Luiza (ou Luzia)

Contato no meu e-mail celo0669@hotmail.com

Faltou informar que a turma era do Matutino

Fui aluna deste Colégio e conclui o 3o. em Técnico de Administração em 1972, Como só recebi um Atestado, quero mais informações como receber a conclusão desse curso.
Grata, Ma. José Batista, ( majosebo01@hotmail.com )

Meu nome é Hugo, nasci e fui criado no bairro de Mangueira em Alagados, na Península. Gostaria muito, mais muito mesmo, de saber sobre meus colegas das 7ª e 8ª séries nos anos de 78 e 79. O Diretor era Edvaldo chaves, professores Wilton, Terpysicore e outros queridos. Eis aqui alguns deles: Margarida, Mara, Clotilde, Orlaneide, Márcia, João Luis, Betão, Miguel, Paulinho (doutor), dentre outras dezenas. Visito este site constantemente,estou no facebook para contato. Um abraço a todos!!!

Então Marcelo vc deve ter estudado comigo

Então Marcelo vc deve ter estudado comigo

Gostaria de saber se ainda tem vaga na escola?



Não consigo me comunicar com a escola

Fiz o 1°ano de administração tive que vim embora para Vitória gostaria muito de ter contato dos colegas. Minha turma era vespertino.

Alguém aí possui registro da época
Colegio Santa Bernadeti

Fotos do colégio Santa Bernadete alguém tem por favor ?

Postar um comentário

ADICIONE AOS FAVORITOS

Favorites