Pages

7 de abr. de 2011

A História do Colégio Santa Bernadete


Década de 1930
            A congregação das Freiras Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi uma Congregação criada em 1930 na Alemanha por freiras que vieram para o Brasil fugindo da guerra e se estabeleceram em Pernambuco, Sergipe e Bahia. Aqui em Salvador elas se instalaram na Ribeira no Convento da Penha em 1932.
            Tornando-se um exemplo na educação, o colégio cresceu demasiadamente rápido chegando a ocupar o Salão Paroquial, como não foi suficiente, alugaram o casarão junto ao Clube Itapagipe e a casa de número 1 da Rua Frederico Marinho.
            As irmãs não se acomodaram aos limites do colégio, preocupadas com a comunidade em torno do Colégio, elas desenvolveram trabalhos na área dos Alagados juntamente com seus líderes devendo-se ressaltar o excelente trabalho social desenvolvido por Irmã Dulce naquela área.

Década de 1940
            Esta década foi marcada pela entrada do Brasil na 2°guerra mundial. O colégio continuou crescendo e tornou-se uma vanguarda para o seu tempo.
            Com a grande procura de vagas, as freiras resolveram ampliá-lo comprando dois casarões no Largo da Madragoa, ao mesmo tempo em que passavam rifas e pediam empréstimos para começarem a construção. Aos poucos o colégio foi transferido para a Madragoa.
            Nesta mesma década quando foi anunciada a notícia da vitória dos aliados, a Irmã Escolástica suspendeu as aulas, hasteou a Bandeira do Brasil ao som da canção do Expedicionário e do Hino Nacional Brasileiro.

Década de 1950
            Representou o grande esforço das irmãs, dos pais, das alunas, dos professores e dos funcionários para a construção da sede da escola, e para isso promoveram feiras “chics”, festivais, representações teatrais, manifestações folclóricas regionais, nacionais e estrangeiras, jogos esportivos..., etc.
            Nesta mesma época mais ou menos em final de 1949 e início de 1950 foi construída uma gruta no pátio interno do colégio para receber a imagem de Santa Bernadete, a padroeira do colégio, trazida em procissão pelas freiras, alunas, professores, funcionários e pais que se instalou definitivamente no novo prédio no Largo da Madragoa.
            Com o grande movimento da reforma, as freiras juntamente com os professores, introduziam modificações relevantes na parte pedagógica, dando poder real aos professores, modificando currículo, a metodologia, os critérios de avaliação, a criação da coordenação pedagógica, priorizando o social e a própria gestão do colégio.
            Tais inovações foram tão importantes que o colégio assumiu a vanguarda das ações educacionais na Bahia.

17 comentários:

  1. Essa santa bernadete é a mesma de Lourdes ou é outra?

    ResponderExcluir
  2. Essa santa bernadete é a mesma de Lourdes ou é outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antono
      Estou procurando algum contato da escola Santa Bernadete, minha mãe estudou lá na década de 40

      Excluir
    2. Eu estudei no Santa Bernadete. Fui colega de Eunisoa

      Excluir
  3. Minha Mãe de 90 anos estudou aí e gostaríamos muito de saber sepoderiamos ter contato com alguém da época, como a irmã Maura secretaria e irmã Cassimiro que cuidava das meninas de saia de gomos e blusa branca. Minha Mãe Eunisia Marina Moreira passo lembra de muitas histórias confirma Dulce e de uma amiga mais velha Maria Sueli e irmã Maura. Se tiver resposta vou ficar muito contente. Hoje minha mãe é escritora
    Um abraço Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas citadas já partiram para casa do Pai. Ir. Querubina que foi professora se não me falha a memória é que se encontra no nosso meio e está com 98 anos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de informar que a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 1910 em Santarém no Pará por Dom Armando e Madre Maria Imaculada. Ambos eram Alemães. É as Irmãs que vieram para o Brasil não vieram fugindo da guerra. Vieram a convite de Dom Amando.

    ResponderExcluir
  6. Todas as alunas que passaram pelo Colégio Santa Bernadete, que tenho conhecido até hoje, falam muito bem das nossas Irmãs. Fico muito feliz em saber que vocês trazem boas recordações de todas elas.
    Já tivemos a oportunidade de recebermos a visita de algumas que queriam rever a Ir Querubina.

    ResponderExcluir
  7. Me formei em Professora no ano de 1966

    ResponderExcluir
  8. Me formei em 1966 no Colégio Santa Bernadete. Preciso da segunda via do meu Diploma,onde e a quem recorrer?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir